1º Lugar
Mariana de Novaes Reis
Escritório: Atiaîa Lighting Design
Projeto: Memorial Brumadinho
Escritório de Arquitetura: Gustavo Pena Arquitetos e Associados
Fotografia: Cortesia Memorial Brumadinho / Nitro Histórias Visuais
Descrição: O Memorial Brumadinho é um espaço pautado no compromisso ético de reparação simbólica e de memória às vítimas fatais do rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale S.A., ocorrido em 25 de janeiro de 2019, em Brumadinho (MG), e que liberou 12 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração. 26 municípios foram atingidos, 272 vidas perdidas.
Foi desenvolvido com o objetivo de acolher o luto, preservar as histórias e transformar o local em um território de reflexão, aprendizado, resistência e transformação. Está situado no local do rompimento e abriga um vestíbulo com uma drusa de cristais, um espaço meditativo, um bosque, um percurso até uma escultura-monumento, um espelho d’água, duas salas de exposição (Memória e Testemunho), além de um espaço dedicado à guarda digna de segmentos corpóreos das vítimas.
O projeto de iluminação elétrica colabora para a criação de uma experiência imersiva, respeitosa, sensível e de introspecção, reforçando as mensagens simbólicas e cheias de significado do projeto arquitetônico.
No Memorial, a arquitetura encontra a memória e a luz representa as vítimas que se foram. Simboliza a força e a fragilidade da vida, acolhe a dor e a transforma em um ato de resistência contra o esquecimento, para que acontecimentos brutais como este, contra a humanidade e o meio ambiente, não se repitam, jamais.
2º Lugar
Rafael Leão
Escritório: Rafael Leão Lighting Design
Projeto: Eurogarden
Escritório de Arquitetura: Sérgio Santana
Fotografia: Jefferson Ohara
Descrição: Após aferição de índices de Ep de pontos da cidade e do entorno do bairro, foi elaborado um plano diretor de iluminação (PDI), com limites de Em distintos em todas as áreas do projeto. O PDI também definiu gradientes de luminosidade para uma transição harmoniosa entre as vias de maior iluminância e aquelas com menos luz, garantindo a adaptação visual sem alterações bruscas de luminosidade. O projeto adotou a TCC 3.000K diferentemente do que a cidade usa (5.500K), atendendo critérios de poluição luminosa internacionais e a certificação WELL. Critérios importantes, comumente ignorados na iluminação urbana usual no Brasil, foram atendidos, como a iluminação dedicada às calçadas, uso de luminárias com BUG>2, limites mínimos de uniformidade superiores a 60%. Outra preocupação foi a segurança em faixas de pedestres. Luminárias com difusor translúcido foram usadas para fornecer Ev=21lux em toda a sua extensão. Isto garantiu a visibilidade do pedestre a partir de veículos e bicicletas e aumentou a legibilidade das travessias facilitando o seu reconhecimento a distância. Os postes das vias têm altura de 10m, reduzindo o ofuscamento por luz de véu, iluminando a superfície vertical das árvores e melhorando a impressão de claridade do entorno. O projeto tem a pontuação mais alta do mundo do LEED for Communities: Plan & Design v4.1 e é WELL Platinum.
3º Lugar
Marina Makowiecky
Escritório: Allume Arquitetura de Iluminação
Projeto: Praça do Forte São Luis
Escritório de Arquitetura: JA8 Arquitetura Viva
Fotografia: Mariana Boro
Descrição: A Praça do Forte São Luís, localizada em uma área estratégica de Florianópolis, entre importantes eixos de circulação, é um espaço que, originalmente, fazia parte do mar e permaneceu ocioso por anos antes de sua transformação. Sua revitalização contempla um caminho escultural que conduz o visitante a um espelho d’água. Com uma forma circular que espirala suavemente em direção ao centro, o projeto remete à ilha cercada por água. Ao entardecer, a luz suave do pôr do sol se reflete na superfície da água, enquanto uma iluminação sutil, com fibra óptica, brota entre as pedras de basalto que cobrem o chão, criando um ambiente mágico que evoca o céu estrelado, que ali já foi refletido. Essa iluminação ilumina o coração da praça e o caminho que leva até ele, proporcionando uma atmosfera única. Para complementar a intensidade de luz adequada para o ambiente, postes de iluminação pública foram estrategicamente posicionados ao redor da praça, garantindo sensação de segurança e conforto visual. Na esquina da praça, totens informativos iluminados a partir de perfis de iluminação linear instalados em seu topo permitem que os visitantes descubram mais sobre o histórico do local, conectando-os ao rico passado da cidade e proporcionando uma experiência enriquecedora.